sábado, agosto 29, 2009

Como conseguir seguidores no Twitter

Imagem como conseguir seguidores no twitter

O caminho difícil para uma pessoa comum conquistar muitos seguidores no Twitter é sendo útil aos outros.
Você pode se empenhar para ter um perfil sempre atualizado, indicando o endereço do seu blog ou site e criar uma rotina consistente de compartilhar links relevantes, sendo atencioso com quem pede informações e participar de conversas sobre os temas do seu interesse.

Peço atenção para o retweet que não é nada mais do que retransmitir uma informação que você considera relevante para o seu grupo de seguidores. Com pouco esforço - na verdade, quase nada - você pode prestar um serviço importante para eles. Por cortesia, aquele que repassa a mensagem, credita o usuário que a enviou incluindo o nome dele ao texto. Dessa forma, dentro da economia informacional do Twitter, uma pessoa pode ganhar visibilidade e reputação - e seguidores - garimpando e chegando primeiro a notícias relevantes.



Aqueles que têm pressa podem tirar proveito de atalhos explorando brechas na maneira como o Twitter funciona hoje. A forma mais conhecida é seguir indiscriminadamente pessoas, ir de perfil a perfil e adicionar todo mundo, apostando que uma parte delas seguirá você reciprocamente. Um caminho complementar é usar um script para seguir de volta as pessoas que te seguirem.

Essas duas atitudes, juntas, podem provocar um processo de crescimento artificial no qual você é mais facilmente descoberto por pessoas que estão começando a usar o serviço e querem estabelecer um grupo inicial de contatos.

Apesar de alguns condenarem essa atitude por considerarem uma trapaça, esses artifícios não são ilegais e podem funcionar, dependendo da capacidade do usuário de se tornar relevante para aqueles seguidores, mas isso tem um preço: se o número de seguidores ultrapassa determinados limites, o usuário abrirá mão de se relacionar com as pessoas que escolheu seguir por não conseguir dar atenção a todo mundo.

Em junho de 2009, a publicitária Tessália Serighelli teve sua conta @twittess, com mais de 45 mil seguidores, invadida por um hacker. O evento trouxe à tona a tensão que divide usuários do Twitter em relação do uso de scripts. Ela sobreviveu às críticas, recuperou o acesso à conta e voltou a tuitar, demonstrando que, além de usar o script, soube identificar oportunidades no serviço e promover seu nome de maneira inteligente.

Como ser um bom tuiteiro


Beth Saad (@bethsaad) - 1) ele domina a arte do retweet e isso é coisa séria, já que não raro gente tipo "de nome" ao invés de retwittar toma o post como seu. 2) oferece informações relevantes e compartilham a fonte. 3) não fica descrevendo onde estão e prá onde foram: "o que vc está fazendo agora" tomou um outro sentido. 4) Não repete tweets à exaustão numa técnica de guerrilha que não cola nesse tipo de plataforma. 5) Sabe escolher pessoas a seguir.

Fábio Fernandes (@fabiofernandes) - Ele twitta sobre o que acontece no mundo, como as eleições no Irã, o caso #amazonfail, ou dá dicas inteligentes de coisas interessantes, como álbuns de bandas, livros, quadrinhos.

Jenny Taylor (@jenny_taylor) - Acho que o twitter funciona melhor pra quem não fica se prendendo a fórmulas... Tem quem tuita sobre tudo, mesmo que só faça sentido pra ele mesmo, ou que se utilize para conseguir alguma coisa, uma informação, uma dica, quem compartilha links. Também acho essencial socializar, ficar reinando absoluto num trono e observar os mortais é o cúmulo...

Fonte: E-book - Tudo oque você precisa saber sobre o Twitter, produzido pela Talk.

Comentários Facebook Comentários
Licença Creative Commons 3.0 | Template by Bloggermint | Planeta Twitter - O que o novo Twitter tem de melhor is not affiliated with Twitter.com