segunda-feira, junho 01, 2009
Twitter: O que é e como funciona?
Como funciona o microblog Twitter?
Além do potencial tecnológico e comunicacional adquirido, a mobilidade dos aparelhos aliada à sua popularidade – fruto do barateamento das tecnologias e da competitividade entre as empresas de telefonia, que tem oferecido planos e condições cada vez mais acessíveis aos clientes – propiciou uma relação íntima entre os celulares e seus usuários, conforme descreve Lúcia Santaella.
“Eles (os celulares) são tão leves, uns verdadeiros mimos, vão para onde vamos, pequenos objetos de estimação, nos bolsos, nas bolsas, colam-se ao nosso rosto, e, por meio de protocolos simples de uma interface amigável, seus infinitos fios invisíveis nos põem potencialmente em contato com pessoas em quaisquer partes do mundo”.
A distinção entre on line e off line já não existe mais, pois a partir do momento em que a web está ao alcance da mão, disponível a qualquer momento e sob qualquer pretexto – informação, comunicação, entretenimento – não faz mais sentido falar em “entrar na internet”. Ao interagir remotamente com a web através de seus celulares, palmtops e smartphones, as pessoas publicam textos, fotos e vídeos que são rapidamente acessados, (re) distribuídos, modificados e logo seqüenciados por outras informações igualmente aceleradas. Diante de telas e teclados pequenos – manuseados entre uma atividade e outra, ou durante o deslocamento dos usuários pelos espaços – as interfaces tiveram que adaptar-se. Assim, o advento de sites de microblog contemplou a necessidade de acesso e produção de conteúdo a partir de dispositivos móveis.
Antes de prosseguir, é preciso esclarecer que o uso da terminologia em língua inglesa é furto da ausência de uma versão em português do site. Mas os usuários brasileiros já têm aportuguesado termos como tuiteiro e tuitar, que significam, respectivamente, usuário do Twitter e ação de postar no Twitter. É interessante pensar a criação desse vocabulário numa perspectiva histórica recente: há dez anos, os termos blogueiro e blogar pareciam difíceis de assimilar; hoje – com a consolidação do blog enquanto mídia digital – são palavras corriqueiras e compreensíveis. Apesar disso, em recente visita ao Brasil, Biz Stone anunciou que em 2010 o Twitter terá sua versão em língua portuguesa18.
Ao clicar em follow, o usuário passa a receber as postagens do perfil escolhido. Como este pode ser privado, o solicitado é que deverá autorizar ou não o envio das mensagens. Se o perfil for público, os updates (ou atualizações) aparecerão automaticamente na timeline do solicitante. A qualquer momento, um usuário pode parar de seguir outro, basta clicar em unfollow e não receber mais nenhuma atualização. Também é possível impedir o envio de atualizações clicando em block, ação que bloqueará o seguidor indesejado. O mecanismo report spam se tornou comum depois que muitos perfis foram criados para seguir pessoas em massa automaticamente, na tentativa de espalhar spams. Essa ferramenta auxilia os desenvolvedores do site a eliminar esse tipo de usuário fantasma.
O reply é uma resposta pública a uma postagem e pode ser enviada mesmo que o usuário a quem a mensagem se destina não siga aquele que está falando. Na página inicial existe uma coluna com o símbolo @ seguido do nome de usuário e, clicando nela, o usuário acessa todas as mensagens que lhe fizeram referência: replies, retweets e simples menções de pessoas que ele segue ou não. O reply é o responsável pelo conteúdo conversacional, permitindo a comunicação direta e pública entre os usuários.
O retweet é o mecanismo responsável pela disseminação de links e mensagens ao permitir a ponte entre redes diferentes. Retuitar significa receber uma postagem e republicá-la em sua própria rede, cujos contatos pertencem, simultaneamente, a outras redes e também podem retuitar a postagem recebida. Em seu blog, Alex Primo (2009) expõe algumas implicações desta ação: “um simples retweet pode não apenas ampliar o alcance de uma informação, mas também criar novas conexões, motivar debates a partir de uma perspectiva diferente, e até mesmo gerar uma ação coletiva em rede”. Distanciando-se do propósito original, o site já se adequou à função informativa que lhe foi conferida. Em sua home, onde se lia a pergunta “O que você está fazendo?”, hoje está a chamada “Compartilhe e descubra o que está acontecendo agora em qualquer lugar do mundo”. A inclusão dos Trending Topics do minuto, do dia e da semana também colaboram para a afirmação desta função informativa que o Twitter adquiriu.
A relação entra a blogosfera e a twittosfera
O surgimento dos sites de microblog veio movimentar mais ainda a conceituação e a caracterização dos blogs, apropriando-se e sendo apropriado por esse modelo de publicação online que já se consolidou como mídia.